Programa educativo APETECE-ME

29-05-2013 19:22

 

O programa educativo APETECE-ME é uma iniciativa que faz chegar às escolas informação sobre os temas: Alimentação, Nutrição, Saúde e Bem-Estar.

Enquanto educadores do "bem estar físico", estes conteúdos não nos poderão passar ao lado.

Como sabemos, uma alimentação equilibrada, aliada à prática regular de exercício físico, permite uma vida mais saudável.

Os dinamizadores deste programa (Nestlé e DGE-MEC), desenvolveram um conjunto de materiais pedagógicos (1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar), de forma a  sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, mas também auxiliar os professores na abordagem na sala de aula de temas relacionados com estilos de vida saudáveis.

Enquanto educadores do "bem estar físico", estes conteúdos não nos poderão passar ao lado. Além disso, estes materiais poderão ser úteis para aqueles dias de chuva...

 

Poderão aceder ao site APETECE-ME para contextualizar os temas e pesquisar os materiais desde o pré-escolar ao 3º ciclo.

 

Também podem aceder diretamente a materiais para o 2º e 3º Ciclo:

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO LINK
APETECE-ME LINK

 

TEMA 6 - A DIMENSÃO SOCIAL E EMOCIONAL DA ALIMENTAÇÃO LINK
Ficha 35 - O gosto escondido  LINK 
Ficha 36 - De onde vem o meu gosto LINK
Ficha 38 - A importância da mesa no prazer da alimentação LINK
Ficha 39 - Não gosto... ou talvez sim? LINK
Ficha 40 - Todos para a mesa LINK

 

TEMA 4 - A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA LINK
Ficha 8 - Há um campeão dentro de ti LINK
Ficha 9 - Para cada caso, uma solução LINK
Ficha 25 - Sentado, deitado, em pé? LINK
Ficha 26 - Não fomos feitos para estar parados LINK
Ficha 29 - Cada atividade a sua especialidade LINK

 

TEMA 3 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE LINK
Ficha 19 - Verdadeiro ou falso? LINK
Ficha 20 - Verdadeiro ou falso? LINK
Ficha 21 - A história do Tó Tosse-tosse LINK
Ficha 22 - A história do Zé ZZZ LINK

 

TEMA 1 - AUTO CONHECIMENTO E HÁBITOS DE VIDA LINK
Ficha 2 - Sinto-me bem na minha pele LINK
Ficha 3 - O meu diário alimentar LINK
Ficha 4 - As tradições alimentares da minha família LINK
Ficha 5 - O pequeno almoço LINK
Ficha 7 - Estás em forma? LINK
Ficha 16 - O meu diário alimentar LINK

 

TEMA 8 - CONSUMO E SEGURANÇA ALIMENTAR LINK
Ficha 10 - Flores, folhas e raízes LINK
Ficha 11 - Da terra à mesa LINK
Ficha 12 - Da terra à mesa II LINK
Ficha 13 - A conservação dos alimentos LINK
Ficha 17 - A lista das compras LINK
Ficha 18 - Não sabes? Pergunta ao rótulo promocional LINK
Ficha 23 - A informação nos media I LINK
Ficha 24 - A informação nos media II LINK
Ficha 41 - Informação sobre alimentação: ler nas entrelinhas  LINK 
Ficha 42 - Vi na TV LINK
Ficha 44 - Cábula do consumidor LINK

 

TEMA 2 - ENERGIA, NUTRIMENTOS E RODA DOS ALIMENTOS LINK
Ficha 14 - A nova roda dos alimentos LINK

 

TEMA 7 - PLANEAR UMA MUDANÇA DE HÁBITOS LINK
Ficha 30 - Como definir objetivos LINK
Ficha 31 - Os meus objetivos para uma semana saudável LINK
Ficha 32 - O calendário dos meus objetivos LINK
Ficha 33 - O pequeno almoço saudável LINK
Ficha 34 - Objetivo: lanche saudável LINK

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário